Transportes

Como tirar a carta de condução no Reino Unido

O VTL tem recebido muitos emails questionando como tirar a carta de condução no Reino Unido. O processo não é complicado, basta seguir as informaçpões que deixamos de seguida.

Depois de estar a residir por 6 meses no Reino Unido, pode pedir a licença de condução provisória como learner (aprendiz) à DVLA (Driver and Vehicle Licensing Agency).

A licença provisória demora a chegar pelo correio pelo menos 3 semanas, mas não se pode conduzir antes de receber a licença final. Vale como identidade e permite conduzir veiculos automóveis desde que acompanhado no banco do passageiro por alguém maior de 21 anos e que possua a licença de condução há pelo menos 3 anos. Com a licença provisória pode conduzir motos de 125cc (sem levar passageiro), mas terá de fazer um curso rápido de 1 dia numa escola de condução para motos. O curso chama-se CBT (compulsory basic training). Não poderá conduzir nas autoestradas e o carro ou a moto deverão estar sinalizados com um L (learner) na frente e na traseira do veículo.

Recebida a licença provisória, pode-se começar o processo de obter a licença definitiva (full drive licence) através de um teste teórico e outro prático, que terão a validade de 2 anos e ambos são pagos.

Depois do teste teórico deverá fazer o teste prático. Deve-se preparar bem porque não é fácil. Vai-se fazer um exame de visão e um teste de direção segura. O teste prático é feito no seu próprio veículo, que pode ser um carro alugado, mas tem de estar conforme exigências legais. Não há obrigatoriedade de frequentar escola de condução, mas é aconselhável fazer algumas aulas antes de marcar o teste prático.

Related Posts

    • Eva Fernandes says:

      Gostaria de ser informada acerca do que a seguir exponho:
      Sou portuguesa mas vivo em Londres ha 4 anos,tenho carta de conducao que caducou em 2011, pois nao sabia que a teria que renovar aos 50 anos.
      Pretendia obter a carta british.
      Como devo proceder?
      – Bastara pedir a substituicao da carta portuguesa pela british?
      – serei obrigada a fazer exame teorico e pratico, isto e, como se nunca tivesse carta?
      – havera outra alternativa?
      Grata por uma rapida resposta.
      Cumprimentos

      • Vanessa Barros says:

        Nao, nao tem que fazer nenhum teste,é so ir aos correios pedir a application para trocar a carta, manda para a DVLA, tem que pagar acho 50.00 pounds.e espera que ela chegue

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.