Noticías

Informação para quem tenha nacionalidade portuguesa ou outra europeia

Até o Reino Unido sair da UE a 29-03-19, não é preciso solicitar o cartão residência.
Quando o novo sistema de registo estiver a funcionar, a maioria dos comprovativos de trabalho, segurança social, benefícios, NHS, escolas, etc. serão feitos automáticamente através de sistemas do governo. Nalgumas situações poderão ser solicitadas pelo Home Office mais provas para serem enviadas pelo correio. Será tudo mais simplificado e rápido.

Aconselhamos que se vá preparando, guardando e organizando todas os documentos que vem recebendo ao longo dos anos, não importa quão insignificantes possam parecer, como extratos bancários, cartas de benefícios, cartas do trabalho, cartas do NHS, cartas de escolas, etc. Estes documentos servirão para provar que está a residir no RU.

  1. Se provar que reside no Reino Unido à mais de 5 anos, receberá o cartão permanente em vez de um válido por apenas 5 anos.
  2. Se não provar que está à mais de 5 anos, receberá um cartão válido por 5 anos e precisará renová-lo quando expirar.
  3. Devem ter todos um passaporte válido, não um BI, Cartão de Cidadão ou outro de identificação.
  4. Se tiver o passaporte caducado, renove o mais rápido possivel.
  5. Se já tiver um cartão de residência (versão antiga em papel azul) esse cartão vai ser substituído pelo novo modelo e será gratuito!

Todos os que chegaram recentemente ou cheguem antes de 29-03-19, devem guardar os bilhetes de avião, inscrever na segurança social o mais rápido possível, abrir conta bancária e guardar todos os documentos recebidos até então.

Related Posts

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.