Viver

O que precisa saber sobre as Eleições

[GARD]
ELEIÇÕES NO REINO UNIDO

Os cidadãos do Reino Unido irão às urnas no dia 7 de Maio para eleger um novo governo britânico.
A campanha está sendo marcada por uma disputa acirrada entre o Partido Conservador, liderado por David Cameron e o Partido Trabalhista liderado por Edward Miliband.

Quem é eligivel para votar em UK?
1.O ultimo dia para se registar nas eleições é 20 de Abril de 2015. Ver página oficial
2.Tem que ter 18 anos ou mais no dia de votar.
3.Ser cidadão inglês, qualificado como cidadão da Commonwealth ou/e cidadão da Republica da Irlanda.
4.Não ter qualquer incapacidade legal para votar.

IMPORTANTE
1.Cidadãos Europeus (Portugueses) que residam em UK não votam para o Primeiro Ministro.
Só Podem votar para as Europeis e do Council. Ver página oficial

Como funcionam as eleições?
Mais de 45 milhões de pessoas com 18 anos ou mais podem votar. As eleições são distritais – em cada região o candidato a Membro do Parlamento (deputado) mais votado é eleito. Com isso, a
proporção do número de deputados de cada partido no Parlamento não é necessariamente igual à proporção do número de votos recebidos pelo partido. Um partido que tenha uma média de 30% dos votos nacionalmente, por exemplo, pode não conseguir eleger nenhum deputado se não tiver a maioria em nenhum distrito.

Como é formado o novo governo?
O partido que consegue eleger o maior número de deputados no Parlamento com 650 cadeiras tem o direito de formar o novo governo, com o líder do partido como primeiro-ministro.
Se nenhum partido conseguir a maioria, ocorre uma situação a qual os britânicos chamam de “hung Parliament” (Parlamento enforcado, em tradução livre). Nessa situação, com um Parlamento sem a maioria absoluta necessária para governar sozinho, o líder do partido com o maior número de deputados ainda pode encabeçar o governo, em uma possível aliança com um segundo partido. Se os partidos não chegam a um acordo para a formação de um governo de coligação, uma nova eleição pode ser convocada.

Quais são os principais partidos?
O sistema eleitoral britânico favorece o bipartidarismo, com o Partido Conservador e o Partido Trabalhista. O Partido Liberal Democrata era a terceira força, mas as ultimas estatisticas dão o UKIP com 18% no terceiro lugar. Os liberal-democratas poderão fazer a diferença, porém, no caso de um Parlamento sem maioria clara, formando possivelmente um governo de coligação com os
trabalhistas ou com os conservadores.

Quando serão anunciados os resultados?
A maioria dos distritos deve anunciar os resultados na própria noite do dia 7 ou madrugada do dia 8, permitindo saber se algum partido conseguiu a maioria. Os novos deputados tomam posse imediatamente, assim que os resultados são confirmados.

O que acontece com o dia-a-dia do Parlamento?
Toda a agenda legislativa é abandonada a partir da data de dissolução do Parlamento, o próximo governo pode decidir, porém, reintroduzir os projetos de lei que ficaram pendentes.

Eleições UK 2015

Eleições UK 2015

Principais candidatos ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido: Nick Clegg, David Cameron,
Ed Miliband e Nigel Farage

ELEIÇÕES EM PORTUGAL

Todos os portugueses têm o dever de contribuir para a eleição dos principais órgãos políticos do país. Os cargos na Assembleia da República, com destaque para o primeiro-ministro, vão a votos em outubro deste ano, poucos meses antes da eleição do Presidente da República. Recenseie-se na embaixada ou consulado da sua área de residência.

Onde efetuar o recenseamento?
Os cidadãos nacionais maiores de 17 anos, residentes no estrangeiro, promovem a sua inscrição junto das comissões recenseadoras do distrito consular do país de residência se nele apenas houver embaixada, ou na área de jurisdição eleitoral dos postos consulares de carreira fixada em decreto regulamentar das circunscrições de recenseamento da área da sua residência.

Quando inscrever-se no recenseamento?
Às operações de inscrição no recenseamento eleitoral, bem como as de alteração e eliminação de inscrições, decorrem a todo o tempo, sendo suspenso, porém, 60 dias antes de cada eleição ou referendo, e até à sua realização, podendo no entanto “ainda inscrever-se até ao 55.° dia anterior ao dia da votação os cidadãos que completem 18 anos até ao dia da eleição ou referendo”.

Como inscrever-se?
A Inscrição é presencial e efetua-se na Embaixada ou Consulado da área de residência do cidadão nacional.

Documentos a apresentar.
Os eleitores que promovam a sua inscrição no estrangeiro identificam-se mediante a apresentação do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade e certificam a sua residência com esse documento ou com o titulo de residência emitido pela entidade competente do país onde se encontrem.

Como fazer transferência de inscrição?
Em caso de alteração de residência para outra circunscrição, os eleitores nacionais residentes no estrangeiro promovem a transferência da sua inscrição junto da entidade recenseadora da circunscrição da nova residência.

Onde votar?
Pode votar no consulado ou enviar o voto por correio.

Consultar os Cadernos Eleitorais para verificar onde vai votar Aqui

 

Candidatos Principais Portugueses às Eleições 2015

Candidatos portugueses eleições 2015

Principais candidatos ao cargo de primeiro-ministro em Portugal: Passos Coelho e Paulo Portas,
António Costa e Jerónimo de Sousa

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.