Trabalhar

Quais as melhores áreas para encontrar trabalho em Londres


Quem pretende trabalhar em Londres vai encontrar desafios muito diferentes no mercado de trabalho e o tempo que demora a conseguir o primeiro emprego pode ser muito variado consoante a área, pelo que se em alguns casos é aceitável viajar para Londres sem emprego garantido, noutros casos o ideal é mesmo garantir o emprego antes de viajar. Isto porque o custo de vida em Londres é alto e facilmente se gastam 1000 euros por mês, há por isso que planear qualquer viagem com cuidado.

Em que áreas é mais fácil encontrar trabalho?

Segundo estudos recentes divulgados em Agosto de 2013, as áreas onde os emigrantes portugueses mais facilmente encontram trabalho em Londres são as áreas da enfermagem, serviços financeiros e engenharia informática. As necessidades desta grande cidade ao nível dos serviços de saúde e o título de Londres como centro financeiro justificam facilmente estes dados. Muitas vezes os emigrantes com formação nestas áreas conseguem emprego com empresas londrinas ainda em Portugal, mas mesmo quando viajam para Londres o tempo de procura é normalmente curto, em média de 1 mês.

Quais as áreas onde a oferta é escassa em Londres?

Nas áreas da educação e das artes é mais difícil encontrar emprego em Londres, e muitos emigrantes portugueses e de outras nacionalidades formados como professores, nutricionistas, artistas de teatro, áreas de música, cinema ou dança, contabilistas, educadores de infância e assistentes sociais, são forçados a encontrar trabalhos temporários fora da sua área, que não necessitam de pessoas qualificadas, de forma a conseguirem pagar as suas contas. Existe mesmo um número de emigrantes destas áreas que acabam por regressar a Portugal com algumas dívidas que contraíram nas despesas mensais, e por isso torna-se imperativo estudar bem o mercado de trabalho e procurar por emprego ainda em Portugal.

Número de portugueses que emigram para trabalhar em Londres

Segundo o Ministério do Trabalho britânico, desde 2007 o número de portugueses que chega a Londres à procura de trabalho encontra-se nos 12.000 por ano em média. No ano de 2011 este número foi mais alto, chegando aos 16.350, um aumento de 26%. Os dados de 2012 ainda não são públicos, mas o recorde deve ser de novo batido, pois só no primeiro trimestre chegaram a Londres 5.420 portugueses.

Related Posts

  1. Rita Silva says:

    Boa Noite!! Gostaria de perguntar se a área de marceneiro/carpinteiro qualificados e com experiência é muito comum em Londres. Obrigada e felicidades.

    • adminVTL says:

      Boa Noite

      Técnicos qualificados aqui em Londres são sempre precisos. Basta comprovar e demonstrar a sua experiência. Não posso afirmar que arranja emprego de um dia para o outro, mas se tiver meios para se aguentar em Inglaterra por uns tempos, acabará por encontrar uma empresa a precisar dos seus serviços que normalmente são bem pagos.

      Cumprimentos
      JP

  2. David Ferreira says:

    Boa Noite! Gostaria saber se fosse fácil arranjar emprego com curso superior em psicologia com especialidade em neuropsicologia.Obrigado

    • adminVTL says:

      Boa Noite

      No seu caso, aconselho a contactar directamente o JobCenter ou o NHS, pois eles sabem as vagas que necessitam para estas áreas especificas de emprego.
      Deve também informar-se sobre as equivalências do seu curso em Inglaterra e respetivas entidades reguladoras. No seu caso não é a facilidade, mas a necessidade que possam ter de licenciados na sua área.

      Cumprimentos
      JP

  3. Possuo 5 anos de experiência como Técnico de Computação, porém não possuo formação, sera que é possível conseguir trabalhar na minha área sem a formação superior, somente com as certificações de tecnologia?

    • adminVTL says:

      Olá Bruno

      A Formação Superior e as Certificações são dos “requisitos” que só as empresas portuguesas dão mais valor.
      Em UK consegues arranjar trabalho em qualquer area, desde que saibas fazer o que dizes no teu CV.
      Tem mais valor um empregado que sabe fazer, do que aquele que inventa que sabe fazer.
      Na area que referes IT, deves por no teu CV o que sabes fazer bem e comprovar que o sabes fazer, nada mais.
      IT é uma das atividades mais bem pagas, e digo por experiência própria, a maioria dos portugueses que trabalham
      nas melhores empresas não tem formação supeiror. Deves procurar a empresa correcta para a função que queres desempenhar.

      Cumprimentos
      Jose Pires

  4. Rita Rigueira says:

    Boa tarde a todos o meu nome é Rita sou licenciada em relações internacionais com mestrado em política cultural autárquica. Gostaria de trabalhar em londres será que algúem me poderia dar uma pequena ajuda? Sobre onde procurar e a quem recorrer.

  5. José Silva says:

    Boa tarde! Estou prestes a mudar-me para Londres para prosseguir os meus estudos. Gostaria de perguntar se me fariam a gentileza de indicar, caso possam e saibam claro está, os locais mais indicados para encontrar emprego na área das humanidades, nomeadamente filosofia, psicologia ou psicanálise. Possuo licenciatura e mestrado em filosofia com excelentes médias e sou, de momento, doutorando na mesma área. Falo inglês perfeitamente (tal como espanhol, francês, italiano e um pouco de latim e alemão também). Não me importo, de todo, em trabalhar noutra área que a indicada, como serviços de restauração/bar, recursos humanos, etc., desde que adequado ao meu CV. O que pretendo é, sobretudo, não ganhar menos de 25000 libras anuais. Caso possam ajudar-me ficaria extremamente grato. Com os melhores cumprimentos, José Silva.

  6. Olá!

    Sou auditora líder ISO 9001, será que irei conseguir arrumar emprego facilmente em UK?

    Obrigada,
    Helena

  7. Susana Ferreira says:

    Olá, Bom dia! Viva!

    Tenho um filho com 18 anos que quer ir para Londres estudar Engenharia Mecatrónica, ou outra ainda a definir dentro da área, e trabalhar para poder pagar os seus estudos e subsistir . Tem o curso profissional de Técnico de Mecatrónica mas nunca trabalhou, logo não tem experiência comprovada. Será possível encontrar emprego na área dele? Será possível encontrar outro emprego qualquer mesmo não qualificado (ex. lavar pratos ou carregar malas num hotel, McDonalds, etc.)? E as universidades têm propinas muito caras? Ele está de partida durante uma semana para descobrir tudo isto e muito mais…obrigada por algum esclarecimento que possam conceder.

    Cumprimentos,
    Susana Ferreira

  8. olga monteiro says:

    ola bom dia eu tenho um rapaz com 18 anos quase 19 tem formação equivalente a 12º em hotelaria e turismo, sera que há por ai facilidades de ela conseguir um emprego e também estudar
    se poder responder agradeço

    • adminVTL says:

      Ola Olga

      Qualquer jovem que tenha força de vontade, dedicação e objectivos na vida, mais cedo ou mais tarde arranja emprego aqui em Londres ou Inglaterra. As informações que lhe vou dar advem do que vejo, experiências e do aprendi desde que estou aqui:

      1. É muito importante que o seu filho tenha alguns conhecimentos de inglês falado para poder comunicar.
      2. Uma vez que tem o curso de hotelaria e turismo depressa encontrará um emprego num café, restaurante ou hotel, pois para começar e ganhar experiência, melhorar o inglês são os melhores locais. Mas se tiver que começar noutro tipo de emprego não tem problema nenhum, pois aqui em UK o que interessa é ganhar um salário, ninguém é descriminado ou tem vergonha do seu trabalho.
      3. Em relação aos estudos, poderá trazer a certificação autenticada do curso que fez em inglês e nivel europeu obtido. Existe aqui uma oferta formativa muito variada e também dentro da área dele, bastando para isso procurar no Council ou Learning Trust da sua área de residência. Aconselho a fazer um curso equivalente ao dele de nivel 2 ou 3 e depois candidatar-se à universidade.
      4. Não menos importante, é estar preparado financeiramente para os primeiros dois, três meses, despesas com o quarto, alimentação e transportes (uma média de 600/900 libras mês).

      A facilidade de conseguir emprego irá sempre depender da vontade, espirito de sacrificio e objectivos futuros que tenha o seu filho.
      Antes de entrar na aventura, aconselho que pesquise no google por preços de quartos, e procure nos sites especializados ofertas de emprego na área que ele goste.

      Cumprimentos
      Jose Pires

  9. lisandra says:

    Boa tarde,

    Sou educadora de infância e o meu ingles é bom. Em janeiro vou para Londres com o meu namorado e filho de 3 anos. A ideia seria conseguir-lhe já um posto de trabalho (área da manutenção, ar condicionado), depois eu encontrar escola para a criança para depois procurar trabalho na minha área.
    O que aconselha, existem empresas portuguesas na área da manutenção ou refrigeração em londres?

  10. Boa tarde
    Sei que qualquer candidatura para um país que não o nosso, requer sempre de uma pequena aprendizagem. Não me encontro desempregado, pelo contrário, mas quero mudar de ares para um país que realmente se preocupe com as pessoas que queiram trabalhar, reconhecendo.
    Tenho-me candidatado online, onde estou registado num bom punhado de JOBCENTERS; sou fluente em inglês, quase nativo diria, tenho licenciatura informática e frequento atualmente mestrado também na mesma área; já mudei e adaptei umas poucas vezes o meu CV, mas até agora nada, excepto um ou outro telefonema. Gostaria acima de tudo perceber onde reside o problema.
    Obgdo;

  11. Virgínia Ganau says:

    Olá,

    Procuro emprego na area do Turismo. Sou licenciada e falo 3 linguas estrangeiras. Mas não sei qual a melhor maneira de arranjar emprego em Londres nesta área. Alguém me pode dar umas dicas.

    Obrigada

  12. Douglas Nunes de Oliveira says:

    Gostaria de saber se técnico de segurança do trabalho em Londres é facil de se empregar?

  13. Dora Patricia Martins Santos says:

    Boa noite, sou mãe de duas crianças uma de 12 e outra com 7 meses, encontro-me a cuidar delas em portugal sozinha, e tenho imensa vontade de ir trabalhar para Londres e ai ficar definitivamente,mas nem sei por onde nem como começar! Tenho imenso receio de partir de portugal ( embora a vida económica esteja péssima, mas esta estabilizada) e chegar ai e tudo correr mal. O que me aconselha??
    Com os melhores cumprimentos e votos de umas boas festas.

  14. jucélia Morgado says:

    Olá meu nome é jucélia, sou esteticista e moro em Portugal, será que alguém poderia me dizer se consigo trabalho nessa área? posso trabalhar em hotéis que tenha cabeleireiro ou spas, ou em centros de estética, cabeleireiros normais.

  15. gabriele says:

    oi
    sou brasileira, tenho 19 anos e sou formada em ensino médio técnico em informática, sou melhor na área de programação para internet e para dispositivos moveis, será q consigo emprego rápido? e qual a média de salario? empregos tipo em loja ou cafés são fáceis de achar? quanto pagam mais ou menos? eu falo inglês bem até, mas n tenho muita grana pra me manter sem emprego, queria muito uma dicas… ótima matéria e obrigado desde já.
    gabriele

    • adminVTL says:

      Ola

      Se tiveres boas skills em programação internet e dispositivos móveis, aconselho-te a fazeres o teu CV no Linkdin e inscreveres-te nos portais de emprego mais importantes como o http://www.monster.co.uk. Deves ter tambem uma conta Skype para poderes responderes a entrevistas. Se fores mesmo boa nas areas que referes, fácilmente arranjas emprego e um bom salário. Caso contrário também podes consultar em portais de emprego em Inglaterra por trabalhos de adaptação ao mercado como na restauração e limpeza, não se ganha tanta, mas dá para começar, pagar quarto, alimentação e transportes. A média de salário é a que pretenderes, quanto mais trabalhas mais ganhas, que pode ser das 900 libras às 2200 libras na restauração. Aconselho a ter sempre algum dinheiro no banco para os primeiros meses por segurança.

      Mais alguma duvida, é só perguntar.

      Bom Ano 2015
      JP Admin

  16. Evandro says:

    Olá meu nome é Evandro tenho 31 anos sou operador de máquina de terraplenagem, gostaria de trabalhar nessa área em Londres e queria saber como isso é possível? Obrigado a quem puder ajudar com respostas.

  17. Jorge Pereira says:

    O meu nome é Jorge Pereira, sou Português mas resido na Africa do Sul e tenho 46 anos, trabalho na construção ,sou site manager na área de alumínios e vidro em obras de grande dimensão que tenho feito em vários Países no continente Africano, gostaria de saber a possibilidade de trabalhar em Inglaterra nesta área , um muito obrigado desde já,

    JORGE PEREIRA

  18. Rosemeiry says:

    Bom dia! Pretendo ir para Londres, sou formada em administração de empresa, meu inglês não é fluente, mas quero buscar algo novo em minha carreira e uma nova cultura. A expectativa é meio pois sou pé no chão. Qual é sua dica referente a essa nova etapa que quero entrar.

  19. boa noite pretendo ir para londres, sou ladrilhador gostaria de arranjar trabalho nesta aria se me pudessem ajudar eu agradecia , o inglês é pouco.

  20. Hugo montalvo says:

    Boas; sou técnico de acesso por cordas sei fazer de tudo em cordas tenho nível 2 anetva e vou tirar o nível 1 Irata que é o que pedem no uk será que me safo?

  21. Bom dia, sou esteticista estilista de pestanas tenho 43 anos, 2 filhos de 15 e 11 anos ambos dominam a língua inglesa principalmente a de 15 anos é excelente deseja inclusive fazer universidade em Londres, alguém sabe me dizer como funcionam as coisas, existe emprego nesta área? E com as crianças escolas existe garantia de lugar para ambas? Muito origada

  22. Boa tarde, gostaria de ir trabalhar para Inglaterra/Londres em qualquer area e estudar Inglês porque não tenho muito conhecimento da língua alguém sabe como orientar me? Já ouvi falar de comunidades portuguesas lá onde contratam portugueses!

  23. Daniely says:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se os trabalhos abaixo são de fácil emprego em londres, pois eu e meu marido somos qualificados nestas funções e estamos planejando nossa mudança:
    projetista civil,
    cadista;
    orçamentista de construçao civil;
    auditora de qualidade ISO 9000 na área da construção civil;
    fiscalização de obras.

    Obrigada.

  24. Cristina Jacintho says:

    Meu nome e Cristina Jacintho tenho dupla cidadania brasileira e italiana ,falo portugues e frances , estou procurando emprego em Londres de segunda a sexta das 8 am as 6 pm ,sou confeiteira e chefe cozinha barsileira , mas tbem estou procurando em cafe ,lojas, docerias francesas obrigada

  25. Otília Gonçalves says:

    Boa noite!

    Gostaria de saber, qual a facilidade de encontrar emprego em Londres na área de saúde como Técnico de Apoio à Família e à Comunidade (em Portugal é idêntico ao de auxiliar de ação médica) o meu estágio foi feito a nível Hospitalar com média de 18 tenho certificado.

    Aguardo informação se possível

    Obrigada

    Otília

  26. lazaro silva says:

    Olá ,boa tarde tenho uma larga experiência em metalurgia. É fácil arranjar trabalho nesta área? É bem remunerada? Obrigada ,aguardo resposta…

  27. adriano eleuterio says:

    olá trabalho na área de solda, caldeiraria fabricação e montagens de estruturas metálicas, gostaria de saber como é o mercado nesta área? tem bastante procura por profissionais?

  28. Francisco Martins says:

    Olá,
    Neste momento estou a finalizar o meu mestrado em Design Management, e tenho a possibilidade de escolher um estágio como opção de ultimo ano.

    Gostaria de saber se está área tem alguma oferta (Designer – estágio profissional ou emprego)? Ou mesmo a área de Marketing? (visto que também sou Licenciado em Marketing)

    Parabéns pelo site, já ajudou em muito.

  29. Vinicius Gaiotto says:

    Ola. Sou jornalista formado. Editor e pos produtor. Diretor de fotografia. Na minha area a abrangencia? Fotografia. Tv. Produtora etc? Tenho cidadania italiana.

  30. António da Costa says:

    Olá bom dia juventude… Estou em Londres desde Dezembro de 2014, sou Técnico de obras e desenho, mas estou preparado para todo tipo de trabalho ,tenho 57 anitos muita experiência desde o projecto a finalização de obra, quase 35 anos de experiência em Portugal, sou jovem gosto da investigação na área e mais..sou muito humano, sensível e nunca faço aos outros o que não quero para mim. Desejo-vos um santo dia a todos, com muita paz amor e saúde. Cumprimentos. António da Costa, telefone, nº07831903168

  31. Freddy Carvalho says:

    Olá! Sou licenciado em Eng.de Informática e tenho cerca de 13 anos de experiência em assistência em ambientes Windows e redes, bem como desenvolvimento de bases de dados em access e excel no que concerne a análise de dados.. Já enviei o meu CV a dezenas de anúncios Windows até agora nem uma entrevista…. estou desde Janeiro aqui em Londres. Obrigado.

  32. Preciso ajuda por favor. Estou em ipswich a um mes e nao encontro trabalho como motorista porque nao falo inglés. Ja tenho carta inglesa. Se puderem ajude me por favor. Obrigado

  33. Bruna Pinheiro says:

    Bom dia, sou Fisioterapeuta e foi-me informado que antes de arranjar trabalho na Inglaterra preciso ter morada fixa lá. Será assim mesmo? E quais serão as melhores cidades/locais para procurar emprego nesta área? falaram-me também das agências de recrutamento, mas não vou estar a alugar uma casa primeiro para depois arranjar trabalho longe e ter que mudar de casa novamente. O meu companheiro é laminador de fibra na construção naval e trabalhou muito na área da restauração. Há empregabilidade para estes tipos de empregos?
    Relativamente à carta de condução, acha que compensa tirar por cá e depois chegando à Inglaterra esperar os 2 anos para poder conduzir ou tirar a carta de condução logo aí? quais seriam os custos?
    São tantas questões, mas agradecia imenso a sua resposta =)
    Os melhores cumprimentos,

    Bruna Pinheiro

  34. Alenuska says:

    Boa noite.

    Gostaria de saber como se chama um curso de 6 a 12meses na área de construção civil que serve para aprender normas, sistema construtivo e medições da Inglaterra. Sou arquiteta e tenho interesse em fazer o curso para ser inserida no mercado inglês.

    Obrigada pela atenção.

  35. CARLOS HENRIQUE MARTINS DIAS says:

    OLÁ BOM DIA

    TENHO EXPERIENCIA 10 ANOS ÁREA METALÚRGICA OPERAÇÃO TORNO CNC E 10 ANOS COMO ALMOXARIFE
    ATUALMENTE CURSO INGLÊS COM UM PROFESSOR BRITÂNICO E VOU INICIAR UM CURSO TÉCNICO NA ÁREA DE RADIOLOGIA OU SEGURANÇA DO TRABALHO.

    ABUSANDO DA OPORTUNIDADE QUERO FAZER 2 PERGUNTAS…

    1º OPERADOR DE TORNO CNC OU ALMOXARIFE SABEM SE POSSUEM VAGAS ?

    2º UM CONSELHO DE VOCÊS QUAL CURSO TÉCNICO SERIA MELHOR INICIAR VISANDO O MERCADO INTERNACIONAL …. SEGURANÇA DO TRABALHO OU RADIOLOGIA ?

    DEIXO MEU WHATSAPP 16997776306

    ABRAÇO E OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO.

  36. Neifa Freitas de Farias Alves says:

    Olá boa noite! tudo bem? quero saber, se e fácil conseguir um serviço na área de cuidadora de idosos em Londres?

  37. Alexandre says:

    Ola boa tarde,
    Sou Angolano formado em Engenharia Informática tenho 3 certificações MS, será que poderei encontrar um emprego para minha área em londres? como Teécnico de Suporte IT, Técnico de Administração de Sistemas? em media quanto ganha um profissional destas áreas? tenho ja 4 a 5 anos de experiência.

    Valeu pelo portal, muito bom artigo. nota 10

    • adminVTL says:

      Boa Tarde

      Dentro da área que refere, aconselho a inscrever-se em portais online ingleses dedicados à tecnologia, principal meio de recrutamento das empresas. Deve ter uma conta no linkdin com o seu curriculum e uma conta skype e estar preparado para entrevistas que surjam. Deve saber falar pelo menos inglês básico. Se as suas qualidades profissionais forem boas, poderá obter salários anuais entre 28k a 55k.

      Cumprimentos
      VTL

  38. Olá …Boa noite!
    Gostaria de saber se tem muita aceitação na área da beleza.. tenho vários cursos técnicos em cabelo… E pensei em arranjar emprego como auxiliar(ajudante)de cabeleireiro…
    Obrigada

  39. Francisco Bartolomeu Amatuzi says:

    Boa noite eu trabalho como serralheiro industrial e caldeireiro e soldador trabalho estruturas metálicas e serralheira em geral gostaria de saber se eu tenho chances de arrumar um emprego ai

  40. Boa tarde
    Terminei o meu mestrado em engenharia informática e está difícil de conseguir o primeiro emprego,porque a maioria das vagas que existem no mercado exigem experiência de pelo menos dois anos.
    Gostaria de saber se em Inglaterra também se passa o mesmo?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.