Viver

Diferenças entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha


REINO UNIDO

É um Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Governado por um sistema parlamentar e uma monarquia constitucional, o Reino Unido tem como chefe de Estado a Rainha Elizabeth II e a sede do governo situa-se em Londres, a capital. O Parlamento decide as grandes questões de governo, como política económica. A Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais, com alguma autonomia para tratar de questões mais locais.

INGLATERRA

É um país que tem como capital a cidade de Londres. A área da Inglaterra é de 130.281 km2 e sua população, 53.013.000 habitantes (censo de 2011).

GRÃ-BRETANHA

É o nome da grande ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, ela tem perto de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste. Grã-Bretanha não é o mesmo que Reino Unido, pois fica a faltar a Irlanda do Norte.

ILHAS BRITÂNICAS

Formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda – onde ficam dois países, a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda, também chamada de Eire (um Estado independente). Além destas duas, fazem parte desse arquipélago milhares de ilhas menores, como as Órcades, Shetland, Hébridas, Man e ilhas do Canal (como Jersey).


Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.