Transportes

Transportes em Londres – TFL e o Cartão Oyster


A cidade de Londres é uma das cidades do mundo com o sistema de transportes mais completo e existem boas razões para o usar: o tráfego caótico do centro da cidade, o preço da gasolina e taxas de congestionamento e o alto preço do estacionamento.

Transport for London

Por todas estas razões a melhor opção é mesmo usar a rede de transportes administrada pela TFL (Transport for London), responsável pela gestão das redes de transportes da cidade, do metro e autocarros até ao teleférico e estradas para bicicletas.

Esta gestão permite que todas as empresas de transportes estejam ligadas e seja fácil adquirir títulos de transporte válidos para várias, como é o caso do cartão Oyster.

O que é o cartão Oyster e como funciona?

O Oyster Card é um cartão plástico recarregável que pode ser usado nos vários sistemas de transporte de Londres. Para além da conveniência de usar apenas um cartão em vez de vários passes ou bilhetes, os preços para quem tem o Oyster são consideravelmente mais baixos.

As modalidades de pagamento mais convenientes e populares são a Pay as you go e o travelcard.

Na modalidade Pay as you go o cartão é carregado e em cada viagem o valor da mesma é descontado. Este cartão é vantajoso no caso de não ser um transporte que utilize diariamente, e os preços das viagens podem ser quase metade do valor normal do bilhete.

O Travelcard é um passe semelhante aos existentes em Portugal, mas que pode ter a duração de 1 dia, 1 semana, 1 mês ou 1 ano.

Todas estas modalidades ou passes individuais são carregados sempre no mesmo cartão Oyster.

Os preços podem variar conforme a hora do dia, sendo mais caros na hora de ponta, e também conforme a zona onde viaja. O sistema de transportes está dividido em 11 zonas, sendo a 1 a mais central, e o preço vai variar conforme as zonas por onde precisa de viajar diariamente.

Preços e cartão Zipcard para crianças

Em Londres todos os transportes são gratuitos para crianças até aos 5 anos. Dos 5 aos 10 anos continuam a ser gratuitos mas é obrigatório que a criança esteja acompanhada por um adulto.

Para as crianças em idade escolar (até aos 16 anos), existe ainda o Zipcard, integrado na Oyster e que permite viagens sem restrições em toda a linha de autocarros e descontos nos outros transportes.

Preços

Contactless – Another way to pay

O seu cartão de débito ou crédito pode ser usado como passe individual nos transportes urbanos de Londres bem como transportes ferroviários nacionais.

Se o seu cartão foi emitido no Reino Unido e Europa, Visa, MasterCard, Maestro ou American Express e exibe o símbolo de pagamento contactless (como na imagem abaixo), você pode viajar em Bus, Metro, DLR, Overground e transportes ferroviários nacionais em Londres.

Cartões de pagamento sem e com contactless emitidos por outras plataformas como o Diners Club, JCB ou Union Pay não são aceites.

Contactless Payment Oyster

Contactless Payment Oyster

Related Posts

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.