Saúde

Viaje com o Cartão Europeu de Seguro de Doença

Estas férias experimente viajar com o Cartão Europeu de Seguro de Doença, um cartão gratuito que lhe garante o acesso aos cuidados de saúde de que possa necessitar durante uma estadia temporária em qualquer um dos 28 países da União Europeia (UE), bem como na Islândia, no Lichtenstein, na Noruega e na Suíça, nas mesmas condições e ao mesmo custo (em alguns países, gratuitamente) que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público do país onde se encontram.

Os cartões são emitidos pelas autoridades nacionais competentes.

O que deve saber sobre o Cartão Europeu de Seguro de Doença:

1 – Não constitui uma alternativa a um seguro de viagem. Não cobre cuidados de saúde prestados no sistema de saúde privado nem outras despesas, como o custo do repatriamento ou indemnizações por bens perdidos ou roubados,
2 – Não cobre as suas despesas se viajar expressamente com o objetivo de obter tratamento médico,
3 – Não garante serviços gratuitos. Cada país tem um sistema de saúde diferente, pelo que serviços que sejam gratuitos no seu próprio país podem não o ser noutro país.
4 – Deve também ter em atenção que, se mudar a sua residência habitual para outro país, deve utilizar o Formulário S1 em vez do Cartão Europeu de Seguro de Doença, para ter acesso a cuidados médicos no seu novo país de residência habitual.

Saiba como transferir a aplicação «Cartão Europeu de Seguro de Doença» para o seu smartphone, na página web da DG Emprego Assuntos Sociais e Inclusão.

Cartão Europeu de Seguro de Doença – Ver mais

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.